-
Arquitetos: John Robert Nilsson Arkitektkontor
- Área: 250 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Åke Eson Lindman, John Robert Nilsson
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada num platô natural, no topo de um promontório rochoso, a casa aproveita uma vista panorâmica sobre a baía e o pôr do sol a oeste. O calcário Gotland na fundação é trabalhado como um pedestal maciço, formando passarelas ao longo de três das fachadas da casa sob saliências profundas da cobertura. No lado de frente para o mar, a fundação coberta de calcário se abre para um grande terraço com uma piscina e uma área de estar rebaixada, fornecendo abrigo do vento. A mesma base de calcário conforma o espaço que conecta toda a casa.
A entrada lateral da residência possui uma parede fachada sólida, rebocada e pintada de preto fosco. A única interrupção é uma porta pivotante de piso a teto com uma fina estrutura de carvalho pintado em preto, que filtra a luz. As outras fachadas são compostas de um sistema de envidraçamento estrutural de paredes de vidro inteiro. O vidro isolado é constituído por uma camada externa de vidro Optiwhite, reduzindo a descoloração da luz, e uma camada interna de vidro de controle térmico para evitar a condensação e correntes descendentes. A parte inferior da esquadria de vidro é completamente recuada e escondida entre as lajes de calcário, tornando a fronteira entre o exterior e o interior praticamente inexistente. Um fosso escondido em torno da casa, construída em aço inoxidável e revestida em calcário, escoa a água da chuva e a neve.
A planta da casa, uma forma retangular simples, é claramente dividida em esferas privadas e sociais. A esfera privada possui dormitórios, banheiros e armários, construída em torno de um espaço-conceito aberto. No lugar de portas tradicionais, a maioria das aberturas vão até o teto. Basta virar uma curva e tem-se a impressão de adentrar em uma nova sala. A ideia formativa da residência foi criar uma forma clara e concentrada, mum contraste marcante com a paisagem do entorno. A presença de um objeto concreto, abstrato para a localização, também amplifica a experiência dos interessantes tons da natureza.
Enquanto um acordo sobre a ideia básica foi alcançado rapidamente, as exigências relativas à qualidade, precisão e atenção aos detalhes constituíram um extenso trabalho. Por trás das linhas limpas esconde-se uma série de sistemas de tecnologia avançada. A água da torneira é extraída do mar e tratada numa unidade de dessalinização. O aquecimento para os pisos, piscina e água quente é produzido por uma bomba de calor geotérmica. O resfriamento dos espaços, chamado de condicionamento livre do ar, também é bombeado para dentro da casa através do shaft da pedra, o que significa que todo o ar-condicionado é basicamente livre de custos. Todos os sistemas são operados por soluções inteligentes de controle e monitoramento, utilizando uma interface baseada na web, controlada através da internet ou de um telefone móvel.